Tiago Machado

Race as a family…

Quando se ganha, todos dedicam a vitória à equipa, mas o que muito gente não entende é o verdadeiro significado dessa dedicatória!
Claro que para os lideres ganharem, os gregários têm de se sacrificar em prol deles, dar o corpo as balas, para que na hora das decisões eles cheguem o mais frescos possíveis. Mas até aqui toda a gente entende quando dizem: \” Dedico esta vitoria a equipa pelo trabalho realizado\”.

O que muita gente não entende é o que está por trás das câmaras e dos holofotes, ou seja, o trabalho do staff da equipa, que muitas das vezes é esquecido.

\"\"

Vejam bem a imagem que escolhi, ia Eu com cerca de 6m de atraso dos primeiros, mas lá estava o nosso massagista à minha espera com bidão de água fresca e um gel para os últimos 10k da etapa. Mas isto é apenas um pequeno exemplo do que eles fazem pois muitas das vezes são os nossos \”psicólogos\”, que nos escutam e tentam aconselhar na hora da massagem, quando chegamos \”rebentados\” e desapontados. São os primeiros a levantar e os últimos a deitar, pois é necessário preparar o abastecimento para a etapa, o nosso pequeno almoço, estudar percurso para dar assistência ao longo da etapa, fazer a refeição pós etapa (e acreditem que às vezes parece um bufete com massa, arroz, batata, fruta, iogurtes…) fazer a massagem, lavar roupa, etc…

Falemos agora dos mecânicos que também não tem uma vida nada fácil. O trabalho deles vai desde lavar e afinar todos os dias as 3 bicicletas de cada um dos ciclistas que estão em prova, ao  cuidado de no final de cada etapa perguntar-nos se tava tudo de acordo com o nosso \”gosto\”.

Numa prova por etapas, andamos de hotel em hotel, e quando chegamos está tudo pronto à nossa espera. Sabem como isso é possível? Um massagista e um mecânico saiem bem cedo com toda a nossa logística e vão preparar o próximo hotel. Imaginem terem de carregar cerca de 20 malas com 20kg e muitas das vezes em hotéis sem elevadores. Muita gente pensa que o papel de um Director Desportivo é apenas ir a validação das licenças antes da prova iniciar e conduzir o carro! Estão enganados! Eles têm de preparar toda uma logística, desde o programa para o dia seguinte (Hora do pequeno almoço, de saída para a prova, horário de entrega das malas, etc.), têm de estudar muito bem o percurso (desde se ha áreas abertas, montanhas, descidas perigosas, subidas não categorizadas) e ver como estão os atletas um a um para delinear a tática para o dia seguinte.

Por isto tudo e algo mais que possa me ter esquecido digo sempre: \”se ganhar, ganhamos juntos; se perder, perdemos todos juntos\”.

#ociclistadopovo #tiagomachado

Partilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

1 comentário - “Race as a family…”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos...

Scroll to Top