De 14 a 16 de Agosto disputaram-se, em Paredes, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo 2020 (além de elite, realço as prestações dos sub-23 e dos guerreiros paraciclistas que estiveram, uma vez mais na luta).
Este era um dos nossos objetivos da temporada e que ganhou especial relevo devido ao momento pandémico que atravessamos (que cancelou grande parte das competições e adiou outras).
Para tentar estar numa boa condição física optei por fazer um mini estágio na Serra da Estrela (desde já agradeço ao parceiro da nossa equipa – o Sport Hotel pela forma como me acolheu). Na Serra, além dos magníficos percursos para treinar, encontro a paz e tranquilidade que não consigo na minha área de residência, pois na Serra muito raramente encontro os “pilotos de Rally” que por vezes tenho o dissabor de me cruzar nos meus treinos na minha área de residência. Além disso, a Serra é um local especial, onde tenho muitos amigos que me acolhem e mimam (não fosse a pandemia e teria o prazer de desfrutar da companhia de cada um deles de forma mais relaxada).
Fiz o que podia, treinei bem e descansei ainda melhor!
Dia 14 era o tão aguardado crono, onde noutras edições já tinha sido muito feliz. Parti para os 18km com o objectivo de melhorar o meu 6º lugar do crono de reabertura. Desta vez mudei um pouco o meu aquecimento e quando saí para a estrada já ia mais que apto para dar tudo de mim. Foi o que isso fiz durante quase 24 minutos! Houveram alturas em que o sofrimento era muito, mas quem me seguia atrás no carro foi-me motivando sempre “é aqui que fazemos a diferença” , “vamos, tens de aguentar“, “é para as medalhas“… e quando passei a linha de meta já não tinha nem mais um watt para dar. Deixei tudo na estrada! Não deu para ganhar, mas foi por muito pouco que perdi, e perdi para dois grandes ciclistas! Só me resta felicitar-los, pois foram sem dúvida os mais fortes!
Machado Crono
No final do dia regressar a casa com mais uma medalha de bronze é uma excelente recompensa, para o sofrimento e empenho que tenho tido desde que iniciou esta temporada, foram muitas as horas em cima da \”cabra\”!!! Um pequeno aparte, ao chegar a casa o meu filho pegou na minha medalha e disse: \”oh, já temos esta\”, mas é sempre bom repetir medalhas destas 🙂
Machadão a festejar
Pódio Crono
Domingo, dia 16, a prova rainha – o Campeonato Nacional de fundo. À nossa espera tínhamos 160km, com cerca de 3000mt de desnível positivo.
O percurso estava muito bom, estradas em excelentes condições, partes técnicas pouco havia, subidas curtas e explosivas e muito público a incentivar os ciclistas, em que na sua grande maioria estavam de máscara.
Efapel liderar pelotão
A corrida arrancou rápida! Ataques e contra ataques até se dar uma primeira fuga de 3 ciclistas e onde nós assumimos logo as rédeas do pelotão. Após se anular essa iniciativa começou novamente a \”guerra\”, até mais ou menos a meio da prova, onde se formou um grupo de enorme qualidade . A EFAPEL tinha duas das nossas melhores opções para disputar a prova!
Eu, na altura que se formou o grupo, não tive capacidade de os seguir, mas passados alguns kms começamos novamente a perseguição. A vantagem do grupo chegou aos 2:10m. Íamos reduzindo a desvantagem como podíamos e a cerca de 18km da meta estava em 50s. Nessa altura optamos por jogar tudo com quem ía na frente. Infelizmente houveram 4 ciclistas mais fortes que o Joni, mas saímos de consciência tranquila, pois fizemos tudo o que podíamos.
Efapel liderar pelotão 1
Quanto a mim, abri na passagem pela meta pois pouco mais tinha para dar e as medalhas á iam ser disputadas por quem ía na frente.
Muitos parabéns a todos os medalhados, pois sei o quanto custa trabalhar para atingir um objectivo…
À minha equipa: não foi desta, mas seguimos unidos para a próxima jornada!!!
Abastecimento Efapel
Por último e não menos importante quero agradecer a todos que estão a meu lado nos bons e não tão bons momentos…
Uma claque especial
CLASSIFICAÇÃO PROVA DE FUNDO ELITE 2020:
🇵🇹 5.º Joni Brandão
🇵🇹 11.º Luís Mendonça
🇵🇹 18.º César Fonte
🇵🇹 20.º Rafael Silva
🇵🇹 31.º António Carvalho
🇵🇹 35.º Tiago Machado
🇵🇹 DNF Pedro Paulinho
🇵🇹 DNF Sérgio Paulinho (oficial)
🇵🇹 DNF Tiago Antunes – Atleta
Um abraço,
Tiago Machado