O meu primeiro estágio como diretor desportivo decorreu de 19 a 21 de Fevereiro para aproveitar a pausa letiva da maior parte dos atletas!
Um estágio de equipa é uma excelente oportunidade de criar espirito de grupo, entre atletas e o staff! Esta época, a Academia da Efapel tem atletas da zona norte, centro e sul, pelo que a concentração em Paredes representou um momento importante e marcante neste inicio de época, porque potenciou o encontro, a partilha de experiências e uma maior proximidade entre toda a Academia!
Escolhemos Paredes e o Hotel Paredes Design como “quartel general” pois é zona do país uma onde passei muito tempo nos meus últimos anos de profissional, e onde conheci vários locais que me permitiram planear o estágio de uma forma muito produtiva.
Ao contrário dos treinos de equipa que fazíamos com alguma regularidade, optamos por dividir o grupo em Masculinos e Femininos.
No primeiro dia estágio fiz a minha estreia ao volante e acompanhei a equipa feminina no seu treino de cerca de 2h, mas com 1000mt de acumulado positivo. Neste dia, para além de treinarem a parte física, também demos importância a alguns pormenores que embora parecendo banais são fundamentais numa prova de ciclismo, como por exemplo ir ao carro buscar bidões.
Entre para e arranca, a academia ía aprendendo coisas novas e começando a evoluir.
Ao segundo dia estava a espera de toda a Academia o dia mais duro, para as femininas subida ao Aeródromo de Santo Tirso e Agrela, esta última em ritmo de corrida! Ou seja, iam a vontade delas serra a cima .
Já os masculinos para além de terem a minha companhia na estrada, íam também subir a Agrela e Barrosas a “fogo”, como eles próprios o disseram.
Como se o treino não fosse suficiente, após o lanche resolvemos tentar culmatar mais uma lacuna dos atletas com uma aula de mecânica! Todos os atletas ficaram aptos a mudar uma camara, ou até mesmo tirar a roda!
Acho que nos escalões de formação temos de também dar importância a estes detalhes, pois afinal de contas estamos a formar pessoas.
Para último dia de estágio, embora em termos de quilometragem tenha sido o mais brando, para as femininas “apenas” 45km, mas num autêntico “carrossel” que fez com que chegassem ao final do estágio mais que satisfeitas!
Já os masculinos tinham apenas 65km, mas com o bónus de terem uma “corridinha” na última subida em direção ao hotel, em que já deu para abrirem bem o “motor”.
Foram três dias muito bem passados, onde conseguimos concretizar os objetivos a que nos propusemos: entrosamento entre a equipa; ganhar condição física; trabalhar a vinda ao carro e a parte de mecânica!
Que venham as provas que nós já estamos ansiosos!
1 comentário - “TRAINING CAMP”
🙏👏🤞🍀