Chegou o dia de descanso! O dia que muitos anseiam que chegue e que eu, pessoalmente, não gosto nada. Preferia fazer tudo seguido, pois pela experiência que tenho os dias após o descanso não são nada agradáveis!!!
A volta começou bem para mim! Muito melhor do que imaginava! No prólogo estive perto dos melhores, coisa que já não o fazia a algum tempo. Depois nas etapas seguintes, que eram supostamente tranquilas, tive o azar de cair duas vezes, e numa dessas vezes bati com as costas no chão e fiquei bem dorido. Isto em véspera de subida ao alto da Torre.
Na etapa da Torre cedo descolei do pelotão, ainda tínhamos apenas 2km de subida. Não sei que se passou, mas naquele momento não consegui mais. O certo é que encontrei o meu ritmo e com mais ou menos dificuldade cheguei ao ponto mais alto de Portugal Continental, naquela que foi a última vez que o fiz enquanto ciclista profissional.
A última etapa desta primeira metade da volta ligou Guarda até Viseu. Esperava-se uma etapa de transição, mas foi um dia mesmo à Portuguesa: o dia todo a alta velocidade, onde a fuga do dia apenas foi apanhada a 2km da chegada.
Desta vez o dia de descanso até acaba por me cair de bom grado, pois sempre ganho umas horas de descanso para as minhas costas.
Amanhã arrancamos para a segunda parte desta Grandíssima!
O Coração bate muito forte! É uma emoção muito grande ver esta massa de pessoas nas valetas, a berrar, por nós!
Tiago Machado